Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano seleciona 60 fotografias e frases do pontificado de Bento XVI

«Constatada a diversidade cultural, é preciso fazer com que as pessoas não só aceitem a existência da cultura do outro, mas aspirem também a receber um enriquecimento da mesma e a dar-lhe aquilo que se possui de bem, de verdade e de beleza.»

A página da Santa Sé selecionou 60 fotografias e 59 frases de Bento XVI sobre espiritualidade, evangelização e temas da vida humana para ilustrar e homenagear o pontificado que começou a 19 de abril de 2005 e terminou às 19h00 de 28 de fevereiro.

Partilhe no Facebook da Pastoral da Cultura a sua imagem e/ou frase favorita.

Foto

 

Foto

«Depois do grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor.»

 

Foto

«Tenho a impressão de sentir a sua mão forte que estreita a minha; parece que vejo os seus olhos sorridentes e que ouço as suas palavras, dirigidas neste momento particularmente a mim: "Não tenhas medo!".»

 

Foto

«Quaerere Deum - buscar a Deus e deixar-se encontrar por Ele.»

 

Foto

«Constatada a diversidade cultural, é preciso fazer com que as pessoas não só aceitem a existência da cultura do outro, mas aspirem também a receber um enriquecimento da mesma e a dar-lhe aquilo que se possui de bem, de verdade e de beleza.»

 

Foto

«Encontro-me diante do último trecho do percurso da minha vida e não sei o que me espera. Contudo, sei que a luz de Deus está presente, que Ele ressuscitou, que a sua luz é mais forte do que toda a obscuridade; que a bondade de Deus é maior do que todo o mal deste mundo. E isto ajuda-me a prosseguir com segurança. Isto ajuda-nos a ir em frente e neste momento agradeço de coração a quantos me fazem ouvir continuamente o «sim» de Deus através da sua fé.»

 

Foto

«A missão universal envolve todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas é um dom a partilhar, uma boa notícia a comunicar. E este dom-empenho está confiado não só a algumas pessoas, mas a todos os baptizados...»

 

Foto

«... o primeiro compromisso missionário de cada um de nós é a oração. é principalmente rezando que se prepara o caminho para o Evangelho; é orando que se abrem os corações ao mistério de Deus e que se dispõem os espíritos ao acolhimento da Palavra de salvação.»

 

Foto

«A Graça, concedida por Deus e comunicada através do Mistério do Verbo encarnado, é uma dádiva absolutamente gratuita com que a natureza é curada, fortalecida e ajudada a perseguir o desejo inato no coração de cada homem e de cada mulher: a felicidade.»

 

Foto

«No actual contexto social e cultural, em que aparece generalizada a tendência de relativizar a verdade, viver a caridade na verdade leva a compreender que a adesão aos valores do cristianismo é um elemento útil e mesmo indispensável para a construção duma boa sociedade e dum verdadeiro desenvolvimento humano integral.»

 

Foto

«O serviço a Deus e aos irmãos, a doação de si mesmo: esta é a lógica que a fé autêntica imprime e gera na nossa existência quotidiana, mas que está em contradição com o estilo mundano do poder e da glória.»

 

Foto

«A Igreja é o lugar de encontro com o Filho de Deus vivo e, deste modo, constitui o lugar de encontro entre nós. Esta é a alegria que Deus nos concede: que Ele se fez um de nós...»

 

Foto

«A Igreja não pode ser feita, não é o produto da nossa organização: a Igreja deve nascer do Espírito Santo.»

 

Foto

«Com as palavras e com os gestos o querido João Paulo II não se cansou de indicar ao mundo que se o homem se deixa abraçar por Cristo, não mortifica a riqueza da sua humanidade; se adere a Ele com todo o coração, nada lhe faltará. Ao contrário, o encontro com Cristo torna a nossa vida mais apaixonante...»

 

Foto

«O Papa não é um soberano absoluto, cujo pensar e querer são leis. Ao contrário: o ministério do Papa é garantia da obediência a Cristo e à Sua Palavra.»

 

Foto

«A santidade não é um luxo, não é um privilégio para poucos, uma meta impossível para um homem normal; na realidade, ela é o destino comum de todos os homens chamados a ser filhos de Deus, a vocação universal de todos os baptizados.»

 

Foto

«Na natureza, o crente reconhece o resultado maravilhoso da intervenção criadora de Deus, de que o homem se pode responsavelmente servir para satisfazer as suas legítimas exigências ”materiais e imateriais” no respeito dos equilíbrios intrínsecos da própria criação.»

 

Foto

«A fidelidade ao homem exige a fidelidade à verdade, a única que é garantia de liberdade... e da possibilidade dum desenvolvimento humano integral.»

 

Foto

«A caridade supera a justiça, porque amar é dar, oferecer ao outro do que é «meu»; mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é «dele», o que lhe pertence em razão do seu ser e do seu agir.»

 

Foto

«Em Cristo, a verdade e a caridade coincidem. Na medida em que nos aproximamos de Cristo, também a nossa vida, a verdade e a caridade se fundem.»

 

Foto

«Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da união com Cristo, que sofreu com infinito amor.»

 

Foto

«Queridos irmãos e irmãs, olhemos para Cristo trespassado na Cruz! é Ele a revelação mais perturbadora do amor de Deus... Na Cruz é o próprio Deus que mendiga o amor da sua criatura:  Ele tem sede do amor de cada um de nós.»

 

Foto

«Não aparece a inteligência e depois o amor: há o amor rico de inteligência e a inteligência cheia de amor.»

 

Foto

«Qualquer divisão entre baptizados em Jesus Cristo é uma ferida ao que a Igreja é e àquilo para o que a Igreja existe.»

 

Foto

«... a oração é o caminho primário para alcançar a plena unidade, para que unidos no Senhor caminhemos rumo à unidade.»

 

Foto

«O humanismo que exclui Deus é um humanismo desumano.»

 

Foto

«Um cristão nunca pode estar triste porque encontrou Cristo, que deu a vida por ele.»

 

Foto

«... não se pode falar da nova evangelização sem uma disposição sincera de conversão. Deixar-se reconciliar com Deus e com o próximo (cf. 2 Cor 5,20) é a via mestra da nova evangelização.»

 

Foto

«... temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora.»

 

Foto

«Condição preliminar para a paz é o desmantelamento da ditadura do relativismo e da apologia duma moral totalmente autónoma, que impede o reconhecimento de quão imprescindível seja a lei moral natural inscrita por Deus na consciência de cada homem.»

 

Foto

«A Eucaristia é o culto da Igreja inteira, mas requer também pleno empenho de cada cristão na missão da Igreja; encerra um apelo a sermos o povo santo de Deus, mas chama também cada um à santidade individual; deve ser celebrada com grande alegria e simplicidade, mas também de forma quanto possível digna e reverente; convida-nos a arrepender dos nossos pecados, mas também a perdoar aos nossos irmãos e irmãs; une-nos a todos no Espírito, mas também nos ordena, no mesmo Espírito, de levar a boa nova da salvação aos outros.»

 

Foto

«O sacerdócio não é simplesmente «ofício», mas sacramento: Deus serve-Se de um pobre homem a fim de, através dele, estar presente para os homens e agir em seu favor.»

 

Foto

«"Nós cremos no amor de Deus”: deste modo pode o cristão exprimir a opção fundamental da sua vida. Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo.»

 

Foto

«Na fé ecoa o eterno presente de Deus, que transcende o tempo, mas que só pode ser acolhida no nosso hoje, que não torna a repetir-se.»

 

Foto

«Maria é Aquela que acreditou e, do seu seio, correram rios de água viva, que vêm regar a história dos homens.»

 

Foto

«Com efeito, é preciso afirmar com vigor a dignidade absoluta e suprema de cada vida humana. Com o transcorrer dos tempos não muda o ensinamento que a Igreja proclama incessantemente: a vida humana é bela e deve ser vivida plenamente, mesmo quando é frágil e envolvida pelo mistério do sofrimento.» 

 

Foto

«O homem tem em si uma sede de infinito, uma saudade de eternidade, uma busca de beleza, um desejo de amor, uma necessidade de luz e de verdade, que o impelem rumo ao Absoluto; o homem tem em si o desejo de Deus.»

 

Foto

«Voltai a despertar em nós o respeito por cada vida humana nascente, 
tornai-nos capazes de entrever 
no fruto do ventre materno 
a obra admirável do Criador,
disponde os nossos corações 
ao acolhimento generoso de cada criança que está para nascer.»

 

Foto

«Pensamentos, palavras e gestos de paz criam uma mentalidade e uma cultura da paz, uma atmosfera de respeito, honestidade e cordialidade. Por isso, é necessário ensinar os homens a amarem-se e educarem-se para a paz, a viverem mais de benevolência que de mera tolerância.»

 

Foto

«A paz é fruto da justiça e efeito da caridade. é, antes de mais nada, dom de Deus.»

 

Foto

«Deus de Abraão, Isaac e Jacob, 
ouvi o clamor dos aflitos, dos amedrontados e dos desesperados; 
enviai a vossa paz sobre esta Terra Santa, sobre o Médio Oriente 
e sobre toda a família humana; 
estimulai os corações de todos aqueles que invocam o vosso nome,
a percorrer humildemente o caminho da justiça e da compaixão.»

 

Foto

«Queridos amigos, ... gostaria de vos exortar a ser missionários da alegria. Não se pode ser felizes se os outros não o são: por conseguinte, a alegria deve ser partilhada.»

 

Foto

«Dizei-lhes que é belo ser amigo de Jesus e que vale a pena segui-Lo.»

 

Foto

«Dissemos que os santos são os verdadeiros reformadores. Agora gostaria de o expressar de modo mais radical: só dos Santos, só de Deus provém a verdadeira revolução, a mudança decisiva do mundo.»

 

Foto

«Uma nova era na qual a esperança nos liberte da superficialidade, apatia e egoísmo que mortificam as nossas almas e envenenam as relações humanas. Prezados jovens amigos, o Senhor está a pedir-vos que sejais profetas desta nova era, mensageiros do seu amor, capazes de atrair as pessoas para o Pai e construir um futuro de esperança para toda a humanidade.»

 

Foto

«Quem reza nunca perde a esperança, mesmo quando se encontra em situações difíceis e até humanamente desesperadas...»

 

Foto

«Com efeito, uma esperança confiável, não enganadora, não pode deixar de ser uma esperança "pascal".»

 

Foto

«Por isso a vocação para o amor é aquilo que faz com que o homem seja a autêntica imagem de Deus: ele torna-se semelhante a Deus na medida em que ama.»

 

Foto

«O silêncio é capaz de escavar um espaço interior no nosso íntimo, para ali fazer habitar Deus, para que a sua Palavra permaneça em nós, a fim de que o amor por Ele se arraigue na nossa mente e no nosso coração, e anime a nossa vida.»

 

Foto

«Não tenhamos medo de criar o silêncio fora e dentro de nós, se quisermos ser capazes não só de ouvir a voz de Deus, mas também a voz de quem está ao nosso lado, a voz dos outros.»

 

Foto

«Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja significa também redescobrir o sentido do recolhimento e da tranquilidade interior.»

 

Foto

«A liturgia (...) constitui um âmbito privilegiado no qual Deus fala a cada um de nós, aqui e agora, e espera a nossa resposta.»

 

Foto

«A Liturgia cristã é a da promessa realizada em Cristo, mas é também a Liturgia da esperança, da peregrinação rumo à transformação do mundo, que terá lugar quando Deus for tudo em todos.»

 

Foto

«A Liturgia é o lugar por excelência no qual se expressa a alegria que a Igreja recebe do Senhor e transmite ao mundo.»

 

Foto

«A presença real de Cristo faz de cada um de nós a sua "casa", e todos juntos formamos a sua Igreja.»

 

Foto

«A Igreja não tem consistência por si mesma, mas é chamada a ser sinal e instrumento de Cristo, em pura docilidade à sua autoridade e em serviço total ao seu mandato. O único Cristo funda a única Igreja; Ele é a rocha sobre a qual se alicerça a nossa fé.»

 

Foto

«Em todas as épocas a Igreja é apoiada pela luz e pela força de Deus, que a alimenta no deserto com o pão da sua Palavra e da sagrada Eucaristia.»

 

Foto

«É a Eucaristia que transforma um simples grupo de pessoas em comunidade eclesial: a Eucaristia faz a Igreja.»

 

Foto

«... antes que o dom seja concedido, aderir àquele que doa; o doador é mais precioso que o dom. Por conseguinte, também para nós, além daquilo que Deus nos concede quando O invocamos, o maior dom que Ele nos pode oferecer é a sua amizade, a sua presença, o seu amor. Ele é o tesouro precioso que devemos pedir e conservar sempre.»

 

Foto

«Caríssimos Irmãos,
convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para  administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20h00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.»

 

Bento XVI
Seleção de textos e imagens: Santa Sé
28.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados
«Caminhemos juntos com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo»: o último pedido do papa Bento XVI | IMAGENS |
A última audiência de Bento XVI: espiritualidade e missão [ IMAGENS + VÍDEO ]
Ler Bento XVI e João Paulo II à luz das suas biografias | IMAGENS |
Humildade: a encíclica de Bento XVI na hora da despedida
Bento XVI soube entrar, estar e sair
«O Senhor chama-me a subir ao monte, para me dedicar ainda mais à oração», diz Bento XVI
Beleza e verdade: Bento XVI concluiu último retiro de Quaresma enquanto papa
«O maior risco» do cristianismo é o da sua «exculturação»
Diretor da Faculdade de Teologia elogia ação de Bento XVI na conciliação entre fé e razão e na abertura à arte e cultura
Renúncia de Bento XVI: É «curioso» como «uma instituição em alegado declínio» merece as atenções do mundo
Lídia Jorge destaca «chamamento fraterno» que Bento XVI dirigiu «às pessoas da Cultura»
Cultura e diálogo com não crentes marcaram pontificado de Bento XVI, diz presidente do Pontifício Conselho da Cultura
Milhares agradecem a Bento XVI
Programa "Prós e Contras" debate resignação de Bento XVI
Bento XVI começa retiro da Quaresma com pregação sobre Salmos orientada pelo presidente do Pontifício Conselho da Cultura
Eduardo Lourenço: Bento XVI restituiu «o sentido e o esplendor da única eternidade que conta aos olhos de um cristão»
«Com Bento XVI reaprendi a ouvir e a reconhecer a voz da Igreja entre os pensadores e os artistas»
«Segredo» de Bento XVI para ser escutado fora da Igreja foi ter sabido dialogar e recorrer à razão sem se fechar nela, diz presidente da Comissão Episcopal da Cultura
Bento XVI e João Paulo II: decisões diferentes, a mesma fidelidade
Bento XVI abriu «novas perspetivas à relação do discurso católico com a modernidade», diz Francisco Assis
Obras de Bento XVI são «património inestimável para crentes e não crentes», diz Zita Seabra
Bento XVI desbravou «novas dimensões de diálogo estético e ético» e acentuou importância da arte na relação com Deus
Bento XVI presidiu à missa de Quarta-feira de Cinzas pela última vez enquanto papa | IMAGENS |
Próximo papa deve continuar «trabalho notável» de Bento XVI no diálogo da Igreja com a cultura, diz bispo de Bragança
«Qual a presença da Igreja no cinema? E na televisão? E nas fontes da cultura juvenil?», pergunta bispo auxiliar de Braga
Bento XVI e a Quarta-feira de Cinzas, princípio da Quaresma
Bento XVI: figura «ímpar» do pensamento que destruiu todos os preconceitos
Bento XVI: figura «ímpar» do pensamento que destruiu todos os preconceitos
Bento XVI: cronologia do pontificado
Como se elege o papa | IMAGENS |
Discurso de Bento XVI ao mundo da cultura, em Lisboa | IMAGENS |
Ação de Bento XVI fica marcada pela «renovação» da doutrina da Igreja «no diálogo com as diferenças», considera presidente do Centro Nacional de Cultura
Resignação de Bento XVI revela «grande amor à Igreja», diz diretor da Pastoral da Cultura
«O mistério está todo na infância»: o poema de José Tolentino Mendonça para Bento XVI
Bento XVI anuncia resignação
Bento XVI: 85 anos, 85 imagens

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.