Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Semana de Teologia

Quem é o nosso Deus?

O Instituto São Tomás de Aquino vai promover, uma vez mais, a Semana de Verão de Teologia, que acontecerá em Fátima de 24 a 28 de Agosto.

Diante do ateísmo, do agnosticismo ou do anti-teísmo, como vivemos e experienciamos a nossa fé? Quem é o nosso Deus? Será o mesmo Deus que denunciam os não crentes? Ou será que o Deus cristão não é atingido por tais críticas? Será a nossa moral impeditiva de um humanismo? Dará o cristianismo (e as outras religiões) motivos para o ressurgimento dos ateísmos?

Recordemos Nietzsche: "A noção de 'Deus' foi inventada como antítese da vida - nela se resume, numa unidade assustadora, tudo o que é nocivo, venenoso, difamador, todo o ódio pela vida. A noção de 'Além', de 'mundo verdadeiro', não foi inventada senão para depreciar o único mundo que existe - para destituir a nossa realidade terrestre de qualquer sentido, qualquer razão, qualquer tarefa! A noção de 'alma', de 'espírito' e, afinal, de .'alma imortal', foi inventada para desprezar o corpo, para torná-lo doente - 'sagrado' -, para condenar todas as coisas que merecem ser levadas a sério na vida - as questões da alimentação, da habitação, do regime intelectual, os cuidados a ter com os doentes, a higiene, o tempo que faz - à mais assustadora das indiferenças! Em vez da saúde, a 'salvação da alma' - quero dizer, uma loucura circular que vai das convulsões da penitência à histeria da redenção! A noção de 'pecado' foi inventada ao mesmo tempo que o instrumento de tortura que a completa, a noção de 'livre-arbítrio', para confundir os instintos, para desconfiar dos instintos como se de uma segunda natureza se tratasse."

Atravessamos uma época em que reaparecem com vigor alguns ateísmos teóricos que julgávamos ultrapassados. De facto, os mestres da suspeita - Marx, Nietzsche, Freud - têm hoje os seus ressuscitadores e continuadores. E, além disso, não somos testemunhas directas do reacender dos debates em volta de Galileu ou de Darwin?

O programa é o seguinte:

Dia 24
Razão, Ateísmo, Fé - Considerações sobre o pseudo-problema do ateísmo no pensamento contemporâneo
Carlos Morujão

Dia 25
Iavé, Deus de bênção e Deus de salvação
Francolino Gonçalves

Dia 26
Jesus – Um Deus diferente. A próexistência e o compromisso com a história
Juan Ambrosio

Dia 27
A moral, Deus e os cristãos
Mateus Peres

Dia 28
Responsabilidade das religiões no anti-teísmo actual (e modos de o superar)
José Nunes

O custo da participação é de € 40,00 (€ 20,00 para estudantes). A ficha de inscrição deverá ser pedida ao Instituto São Tomás de Aquino.

 

rm
© SNPC | 08.06.09

Imagem
O livro de Job (det.) (1820)
William Blake




















 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página