Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Encontro entre papa Francisco e Bento XVI foi momento de «profundíssima comunhão»

O papa Francisco chegou a Castel Gandolfo às 12h15 locais (11h15 em Lisboa) para se encontrar com o seu antecessor, Bento XVI.

O voo de 20 minutos foi aplaudido pelos fiéis reunidos no exterior do palácio apostólico.

No heliporto de Castel Gandolfo houve «um abraço belíssimo entre o papa e o papa emérito», revelou aos jornalistas o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, que também está em Castel Gandolfo.

Francisco, acompanhado do papa emérito, deslocou-se seguidamente de automóvel, pelo interior da propriedade pontifícia, até ao palácio apostólico.

Foto

O encontro privado entre ambos, de 45 minutos, constituiu «um momento de altíssima e profundíssima comunhão», disse o padre Federico Lombardi.

A conversa proporcionou a Bento XVI a oportunidade de «renovar o seu ato de reverência e obediência ao seu sucessor», e a Francisco a ocasião de renovar a «sua gratidão e a de toda a Igreja pelo ministério» do antecessor, acrescentou o responsável, citado pela Ansa.

O papa e o antecessor almoçaram juntos. Francisco já regressou ao Vaticano, também de helicóptero.

Foto

Este é o primeiro encontro entre Francisco e Bento XVI após o conclave mas não será o primeiro contacto entre ambos após a assembleia dos 115 cardeais.

No dia da eleição o papa Francisco falou por telefone com o seu antecessor, gesto que repetiu a 19 de março, dia de S. José, nome próprio (Joseph) de Bento XVI.

Este domingo o papa preside à missa de Domingo de Ramos, na praça de S. Pedro, no Vaticano, e ao meio-dia (11h00 em Lisboa) recita a oração do Angelus.

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Rui Jorge Martins
Fotos: Vaticano, ANSA
© SNPC | 24.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoHelocóptero com papa Francisco
Roma, 23.03.2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página