Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Primeira biografia do papa Francisco editada em Portugal chega quarta-feira às livrarias

"Papa Francisco - A vida e os desafios", da Paulus Editora, é o título da primeira biografia editada em Portugal de Jorge Mario Bergoglio, que a 13 de março foi eleito para suceder a Bento XVI.

O volume redigido pelo vaticanista italiano Saverio Gaeta apresenta também «um elenco dos principais desafios» que aguardam o papa, os primeiros discursos e homilias e 16 páginas a cores com fotografias, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Na manhã de 21 de setembro, tradicional dia da Festa do Estudante, tinha decidido dar um salto até a Igreja, onde se encontrou com o padre Duarte, um sacerdote que nunca tinha visto antes, mas que lhe transmitiu a sensação de uma grande espiritualidade. Confessou-se a ele, e naquela altura percebeu no coração o chamamento para ser sacerdote», lê-se.

O livro relata o percurso de Jorge Bergoglio depois que o papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires, em 1992.

«O seu estilo episcopal foi desde o início tecido de humildade e disponibilidade. Os sacerdotes diocesanos conheciam o seu número de telefone direto e sabiam que o podiam chamar a qualquer hora do dia ou da noite», anota o biógrafo.

No segundo capítulo o autor sintetiza o pensamento de Francisco em dez palavras, como "ateísmo", "catolicismo", "oração", "laicidade", "serviço" e "Vaticano", além de apresentar a perspetiva do papa sobre a Igreja e o mundo.

Saverio Gaeta reflete na terceira e última parte sobre as questões mais prementes que, no seu entender, o bispo de Roma deverá enfrentar, como a reforma da Cúria e a relação com Bento XVI, entre outros temas.

A obra, disponível na quarta-feira, 27 de março, tem 160 páginas e é vendida por 12 euros.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página