A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Pintura

Giovanni Bellini: Em torno do Nascimento e da Paixão de Cristo

Giovanni Bellini (c. 1430, Veneza – 1516, Veneza) foi inicialmente ensinado pelo seu pai Jacopo, cujos desenhos de uma precisão iconicista à maneira da tradição do século XIV influenciaram os seus trabalhos de juventude.

Virgem e o Menino

Quando a sua irmã Nicosia casou com Mantegna em 1453, foram estabelecidas relações de proximidade entre Veneza e Pádua, e Giovanni começou a explorar a representação física e espacial do Proto-Renacscimento. Sob a influência de Mantegna, o seu estilo assumiu temporariamente uma certa precisão caligráfica (Transfiguração de Cristo, c. 1640; O Monte das Oliveiras, c. 1470).

Pietá

A visita de Antonello da Messina a Veneza em 1475/76 parece ter libertado os talentos mais profundos de Giovanni. Sem abandonar a estrutura racional e a interação da forma e do espaço, as suas cores ganham luminosidade e profundidade; a modulação do tom substitui progressivamente os contornos divisórios e a luz inunda a tela. A paisagem, tal como pode ser observada em muitas das suas representações da Virgem com o Menino e da Pietá, alcança a qualidade que coloca Bellini como o mais importante pintor paisagista italiano do Proto-Renascimento.

Virgem e o Menino

A sua habilidade para dotar as personagens com uma expressão de serena contemplação, ao mesmo tempo que lhes empresta movimento e lhes confere um tratamento anatómico, permanece um segredo que o eleva acima de todos os seus contemporâneos.

Pietá

Enquanto professor de Giorgione e Ticiano, Giovanni Bellini, a quem Dürer na sua segunda visita a Veneza de 1505 a 1507 ainda chamava o maior pintor do seu tempo, foi de uma importância incalculável para a arte veneziana do século XVI.

Virgem e o Menino

 

Pietá

 

Virgem e o Menino

 

Pietá

 

Virgem e o Menino

 

Pietá

 

Virgem e o Menino

 

Pietá

 

Virgem e o Menino

 

Pietá

 

Apresentação do Menino no Templo

 

Pietá

 

Virgem e o Menino

 

Texto: Obras-Primas da Pintura Ocidental, ed. Taschen
13.04.09


 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página