Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Amar a Deus nos lugares da sua ausência: José Frazão Correia na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura

Na cultura ocidental, a Sarça Ardente parece ter-se consumido, mas sem se ter consumado. É como se, culturalmente, o sagrado tivesse deixado de arder. E de queimar. Não atrai. Não incide sobre a carne. Não fere. Não implica. Não inspira. Diante dele, deixámos de tirar o calçado. Parece ter perdido o fascínio que é próprio dos cumes mais altos e o mistério que envolve os abismos mais profundos. Nem fascinante, nem tremendo, talvez persista, ainda, mas sem glória, na memória cultual e cultural de um passado ido. Ou, apenas, no folclore revisitado por uma qualquer curiosidade turística ou interesse social de momento. Se todos os lugares – do universo e da consciência, da sociedade e da cultura, da ética e da estética – foram, até há pouco, lugar da presença do sagrado, todos eles, hoje, se tornam testemunhos da sua ausência. Deus perdeu o lugar nos lugares do nosso quotidiano.

O absolutamente Outro torna-se, por isso, absolutamente irrelevante. Para um europeu médio, Deus já não se compreende por si mesmo. É pouco mais do que um vocábulo que nada diz, uma caixa de música que não ressoa – só um rumor, uma casca vazia, uma ruína. Sem sentido e sem lugar, demasiado vago ou demasiado ridículo, perdemos o vínculo vital com Ele. Permanece aquela ligação utilitária que ainda faz encontrar alguma vantagem, individualmente reconfortante ou socialmente agregadora, num mundo que, por momentos, parece correr apressadamente para lado nenhum, sem memória nem destino.

No nosso ambiente cultural, Deus absoluto permanece só. Intocável, não toca a vida. Incompreendido, torna-se esquecido. Inefável, dissipa-se. Nós, homens e mulheres tão sensíveis, deixámos de sentir Deus. Tão disponíveis para toda e qualquer diferença, cessámos de lhe reconhecer a particularidade da voz. Podemos viver tranquilamente como se Deus não existisse. E já nem sofremos nem nos inquietamos com isso.

É este o vazio que também enquadra a nossa identidade e as nossas práticas crentes. Coletivamente, parece faltar-nos a sabedoria da escuta e do discernimento para reconhecer Deus, a coragem para lhe responder prontamente como se responde a um imperativo, a arte dos gestos e das palavras para o celebrar e o dizer, a ousadia de estilos de vida justos para o realizar, um pensamento alto para o questionar.

Este parece ser o nosso ponto de partida comum, o vazio que prova o nosso amor. Demasiado pouco? Sim, talvez. Mas é o que é. Não o lamentemos. Recordemos que o mundo e a cultura que, até há bem pouco tempo, se compreenderam, naturalmente e necessariamente, cheios de Deus, também produziram os seus ídolos e seus mandantes, as suas abstrações e alienações, as suas iniquidades e impiedades. O «uno» produziu e marginalizou tantas periferias. O «alto» ignorou tanto quotidiano e tantas biografias. O «íntimo» fez-se surdo a tantos apelos. O «perfeito» fez violência ao ritmo lento de tantos passos. O «verdadeiro» declarou anátema tantas diferenças. O «puro» diabolizou tanto corpo. Tomemos, portanto, este novo lugar e seus vazios como feliz possibilidade para o Cristianis mo, uma promessa purificadora e tão fecunda para a nossa fé como arte de viver e de habitar o mundo. Poderemos reaprender a riqueza do despojamento, o dom criador da expectativa, a graça de voltar a amar a Deus em todas as coisas e de as amar, a todas, em Deus.

Aquele nada, ao qual os místicos do passado procuraram elevar-se como vértice do próprio encontro com Deus, é-nos dado, agora, como início comum. A pirâmide espiritual inverteu-se. No turbilhão da vida quotidiana, na incerteza do concreto e na insegurança do imediato, partimos da ausência de Deus, despojados que fomos da sua onmipresença e da sua omnipotência. Mas, pela carência, o nosso amor purificado poderá fazer germinar e maturar novos frutos. É virtude das fraturas instaurar coisas novas, de outros modos. Nas palavras do poeta Daniel Faria, «não tardará e direi [...] o vazio devolveu-me o sempre presente ». Sim, o vazio poderá devolver-nos O-sempre-presente.

Esta será hoje a nossa primeira ascese, o limiar abaixo do qual a nossa fé não pode descer – viver plenamente o próprio presente, habitar criativamente o próprio lugar, realizando, assim, todas as nossas capacidades humanas. Sem fugas. Sem desculpas. Hoje, mais do que nunca, percebemos que a criação e a existência nos são realmente confiadas. Pela disponibilidade dos nossos sentidos, pela criatividade da nossa inteligência, pela obra das nossas mãos, poderemos fazer de maneira que o nosso tempo dê e se dê à luz. Como gesto de amor. Como ato de criação. Não sozinhos, mas com outros que, sendo, por vezes, tão diferentes, tão estranhos, vivem, igualmente, entregues à mesma graça e à igual tarefa que a vida é.

Na complexidade e na ambiguidade desta nossa realidade quotidiana, poderemos voltar a pressentir sinais, não já de uma presença estável e segura, que tudo cobre e assegura – e que, por fim, desresponsabiliza e se torna irrelevante –, mas da passagem infinita desse fogo que arde sem se consumir. Não é ídolo, coisa feita à semelhança da imagem que de nós projetamos no pequeno espelho das nossas vaidades e depressões. É ícone, desenho elementar, mas aberto, por onde se insinua a passagem de um Outro, desse Outro que ainda nos pode ferir e implicar, sem, porém, nada tirar à autonomia da nossa liberdade. A sua passagem não invade o nosso espaço, mas cede-nos o lugar. A sua voz não nos abafa as palavras: dá-nos a palavra e a arte de a dizer. A sua promessa não nos cancela o presente, porque é no presente que nos cura a imaginação e nos alarga o horizonte. A sua presença, como de quem passa, diz-nos A-Deus.

 

José Frazão Correia é um dos intervenientes na próxima Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que a 21 de junho debate em Fátima o tema "Culturas Juvenis Emergentes" (cf. "Artigos relacionados").

 

Imagem

 

José Frazão Correia, SJ
In A fé vive de afetos, ed. Paulinas
06.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
José Frazão Correia
Foto: Centro Académico de Braga

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados
9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: programa, perguntas e respostas, inscrições
Jornada da Pastoral da Cultura 2013: localização
Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: João Rafel Brites dá o melhor de si para despertar o melhor dos outros | VÍDEO |
Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: juventude, redes sociais e espiritualidade
Aprender linguagens dos jovens é essencial para a transmissão da fé, considera bispo D. João Lavrador
Judoca Nuno Saraiva e ativista social João Rafael Brites na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura
"A fé vive de afeto": José Frazão Correia na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura
Jornada Nacional da Pastoral da Cultura debate «Culturas Juvenis Emergentes»
Luísa Jacinto: Os jovens pressentem que a vida tem mais do que aquilo que lhes disseram para buscar
Nativos digitais: linguagens e rituais

Manuel Fúria: Venha a Igreja ao encontro dos jovens

Gerar na fé é uma tarefa cultural

Carminho e os desafios que as culturas juvenis colocam à Igreja Católica

Como a Igreja olha para os jovens: as conclusões da assembleia plenária do Pontifício Conselho da Cultura

Riscos e oportunidades na relação da Igreja Católica com os jovens
Bento XVI fala das culturas juvenis ao Pontifício Conselho da Cultura
De Amy Winehouse ao rock cristão dos The Sun: a Igreja Católica à procura da juventude perdida
Pontifício Conselho da Cultura reúne para debater «evidente dificuldade na transmissão da fé» aos jovensPontifício Conselho da Cultura convoca assembleia plenária dedicada às «culturas juvenis emergentes»
Presidente do Pontifício Conselho da Cultura escolhe livro dos Salmos para retiro de Bento XVI
Bento XVI escolhe presidente do Pontifício Conselho da Cultura para orientar retiro da Quaresma da Cúria Romana

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página