Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Portimão

Paulo de Tarso, cidadão do mundo, nosso contemporâneo

As paróquias da cidade de Portimão, em colaboração com a Sociedade Bíblica, irão realizar, de 29 de Junho até 5 de Julho, uma Semana Paulina com vista à promoção da fé cristã a partir do testemunho paulino. Trata-se de uma semana de reflexão e celebração que incidirá na vida e obra de São Paulo, com iniciativas como sketches, painéis, debates, orações (com destaque para a Lectio Divina) e também uma exposição.

O programa de animação bíblica e cultural da iniciativa, que se subordina ao tema ‘Paulo de Tarso: cidadão do mundo, nosso contemporâneo’, pretende “desafiar os participantes para a (re)descoberta de São Paulo e da literatura paulina, salientando as questões de identidade, formação e percurso e de missão; sensibilizar para a actualidade e relevância de São Paulo para a vida no século XXI, suscitando o interesse em adoptá-lo como inspiração, referência e companhia espiritual; e convidar para uma reflexão pessoal e comunitária sobre os temas e problemáticas sociais na literatura Paulina, bem como o papel dos cristãos em identificar e denunciarem as várias formas de opressão que reinam na sociedade contemporânea”.

ImagemS. Paulo em Éfeso. Maarten de Vos (1568)

Para cada dia serão propostas temáticas diferentes, que serão desenvolvidas em diversos espaços da cidade de Portimão, como uma escola ou o salão dos Bombeiros. As iniciativas, integradas nas designadas ‘Noites Culturais Paulinas’, procurarão assim cativar diversos públicos alvo. Simultaneamente será apresentada a exposição «Vozes de Silêncio» composta por sete expositores.

ImagemPartida de S. Paulo da Cesareia. Jan Brueghel (1596)

As iniciativas irão contar também com alguns nomes conhecidos do panorama nacional, oriundos de áreas distintas, como o padre e teólogo Carreira das Neves, o pastor Dimas d’Almeida (Igreja Evangélica Presbiteriana), o jornalista António Marujo (jornal Público), o frei capuchinho Fernando Ventura ou a teóloga Teresa Toldi.

ImagemEncontro de S. Pedro com São Paulo. Giovanni Serodine (séc. XVII)



Programa das «Noites Culturais Paulinas» (selecção)
 
29 de Junho
Conhecendo o homem, Paulo de Tarso (Actos 9) - Painel de reflexão sobre a identidade, carácter e profissão de S. Paulo
Apresentação de sketch ilustrativo da conversão de São Paulo
Identidade, carácter e profissão (Fr. Carreira das Neves, ofm)
A formação do Apóstolo da Palavra (vida religiosa, conversão e legitimidade do apostolado) (Pr. Dimas d’Almeida)
Moderador: Timóteo Cavaco

ImagemConversão de S. Paulo (tapeçaria). Desenho de Rafael (1530)
 
2 de Junho
A formação do “Apóstolo da Palavra” (Actos 17, 16-34) - Painel de reflexão sobre a vida religiosa, a conversão e a legitimação do apostolado.
Apresentação de um sketch ilustrativo do discurso de São Paulo no Areópago
A unidade na diversidade (do ser corpo à globalização da fé) (Fr. Fernando Ventura, ofm cap)
As preocupações sociais em Paulo (da pobreza à igualdade entre homem e mulher, escravo e senhor) (Teresa Toldi)
Moderador: António Marujo

ImagemS. Paulo cura um aleijado (tapeçaria). Desenho de Rafael (1530)
 
3 de Junho
Passar pela “ágora” (salão de bombeiros)
Os participantes tomam uma refeição juntos e consideram as semelhanças e as diferenças de Atenas do séc. I e a Europa do séc. XXI (Alfredo Teixeira ou Marinho Antunes)

5 de Junho
“…o mais importante é o amor” (I Coríntios 13)
Maratona de leitura pública da literatura paulina conjugada com participações musicais inspiradas nos textos e hinos de S. Paulo 


In Diocese do Algarve
15.06.09

São Paulo
Domenico Beccafumi (1515-16)

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página