Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Arquitetura

Arquiteto Peter Zumthor recebe Prémio Pritzker 2009

O suíço Peter Zumthor é o Prémio Pritker de Arquitctura 2009. O arquiteto de 65 anos, que em setembro esteve em Lisboa como conferencista e para uma mostra retrospetiva do seu trabalho, foi distinguido pela sua obra de uma vida. Mas o júri do prémio considerado como o Óscar da arquitetura destaca três construções fundamentais: as Termas de Vals (1996), na sua Suíça natal, a Capela de St. Nikolaus von der Flüe (2007), na Alemanha, e o Kolumba Museum (2007) em Colónia.

Zumthor "é um arquiteto magistral admirado pelos seus colegas de todo o mundo pelo seu trabalho focado, sem compromissos e excepcionalmente determinado", diz o júri do Pritzker. Os jurados destacam o estilo de vida quase ascético de Zumthor, a pequena equipa com que trabalha ("É assim que posso ser o autor de tudo", disse ao «New York Times») e a imunidade às modas. "Devoção", "humildade", "visão penetrante" e "poesia subtil" são outros elementos que o júri usa para descrever a sua obra, elogiando o papel de Zumthor na reafirmação do lugar essencial da arquitetura "num mundo frágil".

Foto

Capela de S. Nicolau. Foto: Walter Mair


"Esperaria que [a atribuição do Pritzker] lhes ensine que se podem fazer as coisas à nossa maneira, cuidadosamente... que não é preciso fazer o que as outras pessoas esperam de nós", disse ao «Chicago Tribune». Falava a partir de casa, na aldeia de Haldenstein, Suíça, onde trabalha no seu estúdio desde 1979, com o vento dos Alpes a ouvir-se como pano de fundo.

Foto

Museu Kolumba


O presidente do júri, Thomas J. Pritzker, presidente da Fundação Hyatt que atribui o prémio desde 1979, considera que os edifícios do arquiteto suíço “têm uma presença forte e intemporal” e que ele combina com “raro talento” o pensamento “rigoroso” com uma “dimensão verdadeiramente poética”.

Foto

Capela de S. Nicolau. Foto: Pietro Savorelli


O arquiteto suíço de 65 anos esteve em Portugal em setembro de 2008 para o «Warm-Up» da bienal ExperimentaDesign que regressa em setembro a Lisboa. Além da conferência que lecionou na Aula Magna da Universidade de Lisboa, Zumthor escolheu a LX Factory, em Alcântara, para albergar a mostra retrospetiva "Peter Zumthor Edifícios e Projetos 1986-2007". A exposição, que esteve na LX Factory entre 6 de setembro e 2 de novembro e estendia-se por 3000 m2.

Foto

Capela de S. Bento


O prémio (um medalhão de bronze e 75,7 mil euros) será entregue a 29 de maio em Buenos Aires, Argentina. Em 1992, Álvaro Siza tornou-se o único português a receber o Pritzker.

 

Joana Amaral Cardoso
In Público, 12/13.04.2009
© SNPC | 13.04.09

Peter Zumthor

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página