Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Leitura

Pensamentos de S. Martinho de Dume

A obra é uma “colectânea de textos breves, geralmente de tipo sentencioso. Nalguns casos, os pensamentos estão ligeiramente retrabalhados na forma, mas sem adulterar o seu sentido dentro do contexto original”, escreve Pio Alves de Sousa, responsável por esta recolha.

Da introdução: “Especialmente nestes tratados, o santo bispo de Dume e Braga, que viveu no século VI, deixa transparecer a sua estreita relação com Séneca. S. Martinho não copia servilmente o Filósofo de Córdoba, mas aproveita e trabalha os seus escritos numa perspectiva cristã. É um exemplo típico, de acordo com os critérios da época, de sábia relação do cristianismo com a cultura. Por esta via, o Bispo de Dume, numa linguagem purificada, de moral natural, consegue chegar a um público mais amplo que o dos fiéis cristãos e atravessar os séculos.”,

“Com esta colectânea, obviamente discutível, pretendemos que a influência de S. Martinho de Dume se mantenha viva em públicos que estão para além dos cientificamente interessados na literatura cristã antiga. Oxalá este contacto pontual desperte a curiosidade para leituras mais extensas e completas.

Os temas que estão na base dos pensamentos seleccionados são as virtudes da prudência, da
magnanimidade (a que também chama fortaleza), da temperança e da justiça; e os vícios da ira e da jactância.”

A obra integra a colecção «Braga, Cidade Bimilenar», que inclui o livro «Devoções», recolha de pagelas, com imagens de alguns dos santos venerados nas paróquias e santuários de Braga, acompanhados de orações dedicadas ao respectivo oráculo.

A Fundação Bracara Augusta foi instituída em 18 de Março de 1996. São seus fundadores, o Município de Braga, a Universidade do Minho, a Universidade Católica Portuguesa e o Cabido Metropolitano e Primacial de Braga.

 

17.06.09

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página