Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Cinema

Festival de Curtas de Vila do Conde

De 4 a 12 de Julho, Vila do Conde recebe o 17.º festival de curtas-metragens. Uma das novidades desta edição é a apresentação dos filmes no Teatro Municipal, que estava em remodelação desde 2006, depois de um encerramento de vinte anos.

O festival apresentará 46 trabalhos na competição internacional, 10 na nacional, além de três sessões para filmes experimentais («Remixed»). No «Take One!» serão exibidas 12 películas realizadas por estudantes de nove escolas de cinema e audiovisuais portuguesas.

O programa deste ano propõe um ciclo temático dedicado à ficção científica, categoria que sempre existiu entre dois pólos opostos: o alerta para os perigos da ciência e de determinadas evoluções da sociedade e a exaltação do melhor que existe no progresso científico. Os filmes propõem um olhar às “utopias do século passado que nos levam de regresso ao futuro, tal como sonhado pela imaginação humana em vários aspectos da vida quotidiana, da ciência, da sociedade, do design, da arquitectura ou do urbanismo”.

Foto

Os mais novos também terão o seu espaço, com as “Curtinhas”. A competição desta secção terá como particularidade um júri composto por crianças.

Foto

Durante os nove dias do festival serão igualmente apresentados filmes que não estão a concurso. Serão exibidos, por exemplo, uma selecção da produção cinematográfica da Grécia, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Roménia.

Foto

Na secção «In Progress» será apresentada é a colectânea de 22 curtas metragens “Stories on Human Rights”, a partir de um convite lançado a diversos cineastas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos do Homem, tendo como ponto de partida os seis temas que traduzem os ideais consagrados na Declaração dos Direitos do Homem: Cultura, Desenvolvimento, Dignidade e Justiça, Meio Ambiente, Género e Participação. No fim deste artigo poderá ver o trailer do filme.

Foto

Além dos filmes, as Curtas de Vila do Conde incluem exposições, ateliers, instalações, aulas, conferências, entre outras actividades.

Foto

A sessão de encerramento do Festival contará com a presença de Manoel de Oliveira e com a exibição da sua curta-metragem “Romance de Vila do Conde”, gravado na década de 60.

 

Stories on Human Rights - Apresentação

 

 

rm
Fotografias: Fotogramas do filme «Stories on Human Rights»
© SNPC | 29.06.09

Curtas de Vila do Conde

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página