Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Entrevista

Ruy de Carvalho: Se calhar foi Cristo que me ensinou a sofrer bem

Em entrevista ao Expresso («Actual»), Ruy de Carvalho evoca os ensinamentos de Cristo, fala da sua relação com a Igreja Católica e lembra o lugar onde se sentiu "mais pequenino". Excerto:

Esta entrevista começou por causa das frases que não se esquecem. Mas ainda não disse se há alguma que diga muito sobre a sua vida?
Uma frase que tenha a ver com o contacto com os meus semelhantes?

Sim.
Ama o teu próximo como a ti mesmo.

Isso é cristão.
Eu sou muito cristão.

Mas não é católico praticante.
Não sou. Talvez tenha sido. A minha mulher [Ruth de Carvalho] era. Mas também era filósofa e estudava a história das religiões. Era formada em História e Filosofia. Tenho muita fé, mas não sei se é na Igreja Católica ou se é noutra igreja qualquer. Acredito que há um ser superior, que toma conta de nós.

E sentiu isso mais profundamente nalgum momento em particular?
Já pedi ajuda a Deus. Tive problemas graves. Fui canceroso. Tive problemas de próstata, de retenção de urina. Tive vários problemas graves na minha vida, e nesses agarrei-me. Eu sofro bem. Sei sofrer bem.

Como é sofrer bem?
Não chatear os outros com as nossas dores.

É ficar fechado?
Não é ficar fechado. É não fazer alarde da grande dor que se tem. Não sou piegas, não choro no calista, no dentista. Quando me trataram, os médicos tinham de perguntar se não me estava a doer.

Quem é que o ensinou a ser assim?
Se calhar foi Cristo.

O Cristo pregado?
Não é pregado. Ele quando sofria não mostrava que sofria.

Sim, pregado Ele mostra.
Mostra o que não pode mais não mostrar. É claro que se me atropelarem e me partirem as pernas também dou “ais”. Ver um velhote sozinho a ir a um caixote do lixo faz-me uma impressão horrível.
Uma vez tive uma resposta muito interessante em Penafiel, no Calvário. É uma obra do Padre Américo, onde estão as pessoas que já não têm nenhuma saída para a vida. E eu perguntei aos padres que estavam lá como é que era a missa. “A missa são eles. Eles é que são as chagas de Cristo. Eles é que são o sofrimento. Eles é que são o sofrimento que Cristo teve. Temos de as tratar. A missa é quando os tratamos. Não tem horário. Também rezamos, mas é quando os ajudamos. Quando os ajudamos a não terem tantas dores.” Foi o sítio onde me senti mais pequenino na minha vida.

 

Ruy de Carvalho
Entrevista de Cristina Margato
In Expresso («Actual»), 05.09.2009
07.09.09

Ruy de Carvalho


























 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página