A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Escultura

A Via Crucis de Lucio Fontana

Dois anos depois do final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, Lucio Fontana realiza a Via Crucis, em que as etapas do suplício de Jesus traduzem o sofrimento humano.

A figura de Jesus, vítima inocente, injuriado, torturado, crucificado, e a extrema dor de Maria, evocam a brutalidade da guerra, da repressão, da perseguição, a extrema degradação da humanidade, contrapostos à piedade, ao amor ao próximo, ao sacrifício de si próprio.

As “estações” da Via Crucis, em cerâmica reflexa de grande efeito coloristico, articulam-se espacialmente num alto relevo propenso à liberdade tridimensional. Grupos de figuras que gesticulam encharcadas por uma matéria de cintilante cromatismo e de uma exuberante expansão, quase tentacular na relação com o espaço.

Um crítico de arte definiu a obra como as «Estações Corais da Cruz», devido à luz criada pelas cores e pelo efeito dos seus reflexos (como acontece frequentemente com o ouro), que parecem imitar o movimento fluido das algas e o fundo do Mediterrâneo.

A história sagrada, resultante de uma perspectiva essencialmente não religiosa, parece conferir à natureza uma interpretação tenebrosa e agitada. A meio caminho entre a orientação geológico-marítima e a abstracção de uma sombra informe, a narrativa de Fontana exprime força dramática nos seus catorze passos canónicos.

Lucio Fontana (1899-1968) foi um pintor e escultor argentino-italiano, nascido na Argentina e falecido em Itália.

 

Via Crucis

 

Via Crucis

 

Via Crucis

 

Via Crucis

 

Via Crucis

 

 

This text will be replaced
 

 

Vídeo: Fondazione Marilena Ferrari
Texto: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; FMR
24.09.09

Via Crucis

VIa Crucis

Via Crucis

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página