Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Formação

Curso sobre cultura e liturgia nos Salmos

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica (UCP) prossegue o Curso de História e Cultura Bíblica, propondo no sexto módulo uma aproximação ao Livro dos Salmos, explorando as vertentes da cultura e liturgia.

Os Salmos são como a partitura de uma melodia feita diálogo entre Deus e o Homem, na qual as vozes se misturam e se confundem na busca de uma harmonia que nos fala de Deus e nos revela o homem. Do princípio ao fim, o livro dos Salmos é de facto uma harmonia entre o chamamento de Deus e a resposta do Homem. Por isso, os Salmos são um contínuo chamamento que Deus dirige ao Seu povo, dizendo: ‘Voltai para mim e eu voltarei para vós’ (Zc 1,3; Ml 3,7). Ou então, a resposta de Israel que diz: ‘Fazei-nos voltar para vós, Senhor, e nós voltaremos’ (Jr 31,18; Lm 5,21). Os Salmos são o eterno hino do regresso do povo eleito à amizade com Yahwé que é celebrado no culto e é por eles que este permanente desejo de regresso se manifesta nas suas múltiplas formas, tal como diziam os rabinos: 49 são os modos (as tonalidades) do Saltério e 49 são as portas do regresso a Deus. Com eles, Israel canta a sua esperança e, ao mesmo tempo encontra de novo o caminho do regresso ao seu Criador. Celebrar a glória de Yahwé com os Salmos é a primeira obrigação de Israel, pois o Saltério canta essa glória em todas as tonalidades, desde a criação até à libertação de Israel e à esperança escatológica.

O curso visa contribuir para uma melhor compreensão do que representam os Salmos no conjunto da Sagrada Escritura, facultar as suas principais coordenadas teológicas, aprofundar a relação existente entre a Liturgia e a Cultura judaica, de que o livro é expressão e, por fim, realçar as suas linhas de espiritualidade.

O programa é o seguinte:

A – Uma aproximação ao Livro dos Salmos
1. Introdução ao Livro dos Salmos: Questões literárias
2. O lugar dos Salmos no AT.
2.1. Designação e enumeração dos Salmos
2.2. As diversas famílias dos Salmos
2.3. Composição e formação do Saltério
3. Os ‘géneros literários’ dos salmos
4. Os Salmos: Cultura e Liturgia
5. Poesia e simbolismo dos salmos
6. História da interpretação e hermenêutica dos Salmos

B – Liturgia e espiritualidade dos Salmos

C – Análise de alguns Salmos
1. Sl 1: O prólogo do Saltério e a felicidade da Torah
2. Sl 8: A epopeia da criação
3. Sl 19: Os dois luminares (Sol e Torah) da vida do Homem
4. Sl 22: Sofrimento e esperança do justo
5. Sl 50: Dimensão penitencial da vida
6. Sl 110: O messias sacerdote
7. Sl 137: Junto aos canais de Babilónia

A leccionação decorrerá na Universidade Católica (Lisboa). As sessões, que se iniciam às 18h15, estão marcadas para os dias 15, 22 e 29 de Outubro, 5, 12, 19 e 26 de Novembro, e 3, 10 e 17 de Dezembro, num total de 20 horas.

O curso, que será apresentado por João Lourenço (Faculdade de Teologia da UCP), funcionará também em regime de seminário modular para obtenção de créditos (ECTS), após avaliação.

As inscrições devem ser feitas entre 21 de Setembro e 2 de Outubro. A propina é de 65,00 € para a modalidade de Curso Livre, e 100,00 € no caso do Regime Modular.

 

© SNPC | 18.09.09

Salmista


























Rei David com harpa




















Livro dos Salmos

 

Ligações e contactos
Informações sobre inscrições e pagamentos: Secretariado do Centro de Estudos Religiões e Culturas: 21 721 41 35
Centro de Estudos Religiões e Culturas (Internet)

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página