Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Cultura, história, espiritualidade

Braga oferece férias com cultura, espiritualidade e sossego

Conjugar a cultura com a religião é o objectivo da arquidiocese de Braga, que está a investir em serviços profissionais para divulgar o património que a fé cristã ajudou a erguer.

Num inquérito efectuado em 2006, 69% dos entrevistados afirmaram que a visita aos monumentos religiosos é o primeiro motivo para a visita ao triângulo composto pela estância do Bom Jesus, o Santuário do Sameiro e a Catedral de Braga.

Em declarações à Ecclesia, o Cón. Pio Alves de Sousa, director do Museu da Sé de Braga, referiu que o património é "um apelo não só à cultura, mas também à nossa matriz religiosa". Neste sentido, as exposições são uma maneira "diferente e complementar" de falar do cristianismo aos visitantes, independentemente da sua formação e prática religiosa.

A par da riqueza histórica, cultural e espiritual dos monumentos, os turistas podem encontrar paisagens e espaços verdes que convidam à interioridade, ao sossego e ao convívio com a família.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, considerou que a oferta turística da arquidiocese contribui para o crescimento da dimensão religiosa, que não se manifesta apenas através de actos de piedade: "A religião é um desenvolvimento integral da pessoa", que se concretiza através da estadia em "espaços que a ajudem a retemperar energias", possibilitando a escuta do "silêncio da sua consciência" e da "mensagem que a natureza comunica"; "e hoje falta-nos muito isto", concluiu.

 

This text will be replaced
 

 

rm
In Agência Ecclesia
05.12.10

Foto
Parque do Bom Jesus do Monte

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página