Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Alegria

A criação é a dança de Deus

Falar do bom humor de Deus na Bíblia ilumina a nesse condição de homo ludens e homo festivus. O lúdico, o humor, o jogo, abrem portas novas dentro de nós! São dimensões importantes para vencer essa doença mortal que é a angústia.

O humor na experiência da fé ajuda-nos nesse processo de recriação interior. A experiência de Fé é uma experiência de criação e de recriação! A metáfora mais poderosa que São Paulo encontra para falar de Jesus Cristo é dizer: "Nele, nós fomos criados e recriados" O grande tópico da experiência cristã é essa experiência de nascimento e renascimento, da vida em aberto, em recomposição a partir da Graça do Espírito. A escritora Flannery O'Connor, dotada de um humor assombroso, criticava no catolicismo do seu tempo um défice tremendo de fantasia, de imaginação. Se deixamos de lado a fantasia, a imaginação, o humor, o lúdico, acabamos por esquecer a arte de reencontrar a alegria.

O grande teólogo Hugo Rahner sublinha que no bíblico Livro dos Provérbios, quando se fala da acção de Deus, do seu fazer e criar, é usada a mesma palavra que nos aparece em Samuel, 6,5, para descrever a Dança de David perante a Arca da Aliança. O fazer de Deus é uma dança, uma dança festiva. A mesma palavra: Deus dança, Deus cria. A Criação é a Dança de Deus. Aquela ronda maravilhosa dos eleitos que frei Angélico pintou, no meio de anjos músicos todos de mãos dadas, é uma imagem muito mais próxima da tradição bíblica, do que aquilo que poderíamos supor. Um verso muito belo de Auden, poeta católico, diz: «eu não sei nada que cada um de vós já não saiba. Se estivermos lá, onde a Graça de Deus dança, também nós dançaremos».

 

A viagem não acaba nunca

No funeral de João Bénard da Costa, Alberto Vaz da Silva, que era o seu maior amigo, leu um texto encontrado numa antologia organizada por Marguerite Yourcenar, a que ela chamou" A voz das coisas". O texto é de um autor japonês, e diz assim: «Sabemos como é essencial a alegria da vida: não é só um remédio que cura, é também o melhor caminho para a relação com Deus. De onde nasce este sentimento estimulante que é a alegria da vida? Não vem da fortuna e da auto-satisfação e, muitas vezes, surge nas mais graves dificuldades e perseguições. Em tempo de tensão, a alegria é especialmente valiosa e curativa. Chamemos-lhe a alegria de ser-se. Ela não tem razões terrenas.

Chega como precursora das mais altas correntes para espiritualizar toda a atmosfera envolvente.

Poderá haver sentimentos de alegria quando se está aflito com a doença ou a morte, ou quando se é vítima de injustiça ou de insultos? Sim, mesmo em tais circunstâncias, os olhos podem encher-se de fogo. A cabeça caída, pode erguer-se e experimentar uma força nova. Então, começaremos a regozijarmo-nos com a vida, talvez não já com a nossa vida, mas com o ser-se. A atmosfera à nosso volta será purificada. Os que se aproximarem sentirão alívio pois cada preservação de energia é benevolente. Todos os que procuram deveriam lembrar-se da alegria da vida. Não é preciso encontrar razões científicas especiais para tal alegria. Ela chega através do coração e é absolutamente real. Por vezes, Cristo reunia os seus discípulos para um festival de alegria. Apenas eram servidos água e pão, e o Senhor dizia: "Não vamos sujar a nossa alegria com alimentos ricos, a alegria está acima de tudo"».

Para terminar, um parágrafo do livro "Viagem a Portugal" de José Saramago, em que ele escreve: «A viagem não acaba nunca, os viajantes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: não há nada mais para ver, sabia que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que já se viu, ver na Primavera o que se viu no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com Sol... É preciso voltar aos passos que foram dados para os repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles».

É preciso, portanto, recomeçar a viagem. sobretudo a viagem da Alegria.

 

José Tolentino Mendonça
© SNPC | 27.09.09

Foto
Anjo risonho
Catedral de Notre-Dame de Reims





















































 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página