Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Leitura

Intervenção da Igreja na sociedade portuguesa contemporânea

A Comissão Diocesa da Cultura da diocese de Aveiro promoverá no dia 11 de Dezembro a sessão de lançamento do livro "Intervenção da Igreja na sociedade portuguesa contemporânea", de Georgino Rocha.

 

Prefácio (D. Manuel Clemente)

O presente trabalho de Georgino Rocha evidencia-nos o contributo geral da Igreja Católica para o desenvolvimento português desde há mais de um século. Lendo-o atentamente, encontramos referências múltiplas e concatenadas que não podem ser esquecidas, para nos compreendermos como cidadãos e crentes, quase a cumprir-se a primeira década do terceiro milénio.

Do fim da monarquia à abrupta interrupção da religião oficial pela república (1910-1911), do 28 de Maio de 1926 até ao fim do “Estado Novo” e de então para cá, a vida nacional integra como factor indispensável o catolicismo aqui vivido pelos crentes e a respectiva repercussão, ainda além das estritas fronteiras confessionais.

Georgino Rocha elenca factos e figuras de sinal maior. Aponta os momentos axiais da relação Igreja – Estado, desde os ambíguos tempos anteriores ao 5 de Outubro, em que o carácter oficial do catolicismo português não lhe garantia suficiente liberdade interna e externa (quer nas nomeações pastorais e na vida religiosa, quer na relação com Roma, por exemplo), até à reacção do episcopado às medidas anti-católicas do novo regime, em especial à Lei de Separação de 20 de Abril de 1911, que previa para a Igreja um quadro institucional absolutamente incompatível com a sua identidade e missão; desde os principais momentos de recomposição católica, como foram o Apelo de Santarém (1913), o Centro Católico (1917), o Concílio Plenário (1926) e a Acção Católica (1933), com a consequente incidência “reconquistadora” na sociedade portuguesa, até às grandes mudanças que o pós - segunda guerra mundial e o pós – concílio Vaticano II necessariamente trouxeram à vida interna e externa da Igreja Católica; desde a revolução de Abril de 1974 e a nova vida democrática até à sensibilidade pós – moderna, que diluiu e subjectivizou a religiosidade, com o correlativo enfraquecimento da organização e da militância apostólica anteriores.

De tudo isto nos dá vária conta o presente trabalho de Georgino Rocha, nunca separável do percurso pessoal e da reflexão pastoral do Autor, profundamente interessado em buscar no que aconteceu o prognóstico do que melhor se há-de fazer agora e amanhã, para que o cristianismo seja seiva e fermento duma sociedade mais humana e solidária, exactamente porque mais evangélica também.

Ganharemos então com a leitura destas páginas. E com a atenção redobrada a alguns percursos pessoais, como aqueles que o Autor refere, de padres e leigos. É boa pista a seguir, de acordo aliás com o interesse que a historiografia actual manifesta por biografias e monografias. Na verdade, ultrapassando desvios ideológicos, é nas vidas concretas, nas suas realizações e conexões, que melhor deparamos com a história vivida e a prolongar, quando criativa e fecunda. Muito especialmente no que ao cristianismo respeita, por ser Vida real e compartilhada, “até ao fim dos tempos”.

 

Apresentação (Georgino Rocha)

A intervenção social da Igreja na época contemporânea portuguesa abrange áreas com muitas facetas, períodos complexos e conturbados e agentes de cariz diverso, a par das instituições públicas, civis e religiosas.

A recolha dos dados obtidos está organizada em duas partes: A primeira, de seis capítulos, apresenta os acontecimentos e as pessoas numa sequência histórica, relevante, cronológica; prossegue a mesma sequência em cada um: delimitação do «campo de observação» e do contexto sócio-cultural, movimentação dos cristãos, apoio dos Papas, intervenções e ensinamentos do Episcopado, leitura teológica da acção eclesial e das mensagens dos Bispos portugueses.

Nesta leitura, apresento, em resumo, as ideias-chave mais dinâmicas que se destacam na intervenção da Igreja e facilitam uma leitura progressiva do pensamento social cristão, sempre interpelado pelos “sinais dos tempos” a ser uma nova voz em cada época.

Os temas da segunda parte visam aprofundar aspectos decorrentes da temática anterior, sobretudo em períodos históricos densos, oferecer uma visão sistematizada da Pastoral Social na sua «função mediadora» da Igreja na sociedade portuguesa e realçar as linhas mestras da Gaudium et Spes - o paradigma conciliar, por excelência, da presença e acção da Igreja no mundo contemporâneo em ordem a uma intervenção criativa e fiel ao Evangelho e à grande tradição eclesial.

A periodização das fases obedece a referências objectivas, tendo por base o significado e alcance de acontecimentos que fazem surgir situações novas. Estes acontecimentos suscitam da parte da Igreja uma atitude reactiva nem sempre positiva e, por vezes, tardia e tímida, reacção proactiva expressa em iniciativas de cristãos, de associações católicas, do Episcopado.

A intervenção dos bispos portugueses nas áreas relacionadas com o evoluir da sociedade e do Estado constitui, sem dúvida, um dos «campos» privilegiados dessa atitude. Por isso privilegio as suas tomadas de posição, identificando documentos, resumindo conteúdos, sublinhando dimensões teológicas e aspectos práticos.

 

Índice

Da Concordata de 1848 à Rerum Novarum
Da Rerum Novarum ao advento da República
Da 1ª República à revolta de 1926
O Estado Novo: implantação, consolidação e desmantelamento
Da revolução do 25 de Abril ao fim do século XX: a democracia em construção
A sociedade portuguesa no início do milénio e magistério social da Igreja 2000-2004
Catolicismo social português
Católicos na transição democrática (1973-1982)
Pastoral Social e função da Cáritas
Gaudium et spes: o paradigma conciliar

 

D. Manuel Clemente, Georgino Rocha
In Intervenção da Igreja na sociedade portuguesa contemporânea, ed. Gráfica de Coimbra 2
03.12.09

Capa












Citação























Citação

























Citação

























Citação

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página