Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Curso

Metamorfoses musicais

Uma canção da Broadway (Tea for two de Vincent Youmans) orquestrada por Chostakovitch; música de Michel Legrand para o filme Les Parapluies de Cherbourg em variações jazzísticas de Bill Evans; ou a Ária das Bachianas Brasileiras nº 4 de Villa-Lobos em arranjo e na voz de Milton Nascimento. Eis algumas metamorfoses musicais surpreendentes que serão dadas a ouvir neste curso.

E que se situam na linha de continuidade de toda uma série de exemplos paradigmáticos de transformação/construção musical. O Capricho nº 24 de Paganini como matéria-prima para variações de Liszt, Brahms, Rachmaninov e Lutoslawski. Um “rondeau” de Purcell dando origem, mediante variações, ao Young Person’s Guide to the Orchestra de Britten. Trechos de óperas famosas do século XIX recriadas pianisticamente em paráfrases de Liszt. Obras para órgão de J.S.Bach e “lieder” de Schubert em transcrições pianísticas respectivamente de Busoni e Liszt. J.S.Bach (Ricercar a 6 da Oferenda Musical) e Mussorgsky (Quadros duma Exposição) orquestrados respectivamente por Webern e Ravel.  E de como Mahler transforma o “lied” Sermão de Santo António de Pádua aos peixes no Scherzo da Segunda Sinfonia; e Luciano Berio, por sua vez, transfigura este último no 3.º andamento da sua Sinfonia, incluindo nessa tansfiguração citações que vão de Bach a Boulez e Stockhausen, passando por Brahms, Debussy, Ravel, Richard Strauss e Stravinsky, entre outros.

Este curso apresenta uma panorâmica do que podemos designar genericamente como metamorfoses musicais. Ao longo dos tempos, muitos compositores têm feito criações a partir de obras preexistente de outros autores. São músicas que se tornam músicas-outras através de múltiplos processos de transformação: variações, paráfrase, transcrição, orquestração, arranjos, citação, colagem.

Os encontros, orientados por Carlos de Pontes Leça, serão ilustrados com excertos de gravações áudio, pondo em confronto as obras originais e as que delas resultaram pelas vias da metamorfose.

As sessões ocorrerão a 9 e 10 de Dezembro, entre as 18h30 e as 20h30, na ZOna de Congressos. O custo da inscrição é 20 €.

 

Fundação Calouste Gulbenkian
01.12.09

Violoncelos
Foto: Bertrand Rieger/Hemis/Corbis

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Destaque
Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página