Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Espiritualidade e cultura

Devoção aos santos deve transformar-se em relação filial com Cristo

O bispo do Porto considera que as “relações de mera necessidade e conveniência” devem “evoluir” para “relações verdadeiramente livres e gratuitas, em que nos amemos apenas “porque sim”, em tudo e mesmo apesar de tudo”.

“No que à religião respeita significa passar do habitual apelo a este ou àquele santo, feito advogado desta ou daquela necessidade, para a relação filial que Jesus nos enuncia no “Pai Nosso”, explicou D. Manuel Clemente na homilia da missa do primeiro dia do ano.

“É verdade – prosseguiu o prelado – que na Comunhão dos Santos somos acompanhados por aqueles que já concluíram em Cristo o seu caminho para o Pai, e especialmente nos aspectos mais sugestivos das suas vidas e lugares. Mas o que os santos mais querem, (...) muito mais do que garantirem a vida que ainda levamos, é levar-nos com eles no seguimento de Cristo. Assim se transmudará a religião espontânea em religião salva e salvadora.”

 

Não se pode querer das coisas o que só espiritualmente se resolve

Referindo-se à mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais defendeu que “será difícil, senão impossível, respeitar a criação enquanto quisermos das coisas o que só espiritualmente se resolve – na “alma” das coisas, poderíamos dizer -, como sentido, segurança e destino.”

“Libertos do medo e da avidez que tão mal o disfarça, deixaremos o mundo respirar e assim respiraremos nós em comunhão serena e autenticamente festiva, ou seja, em que caibamos todos”, referiu D. Manuel Clemente.

“A maior contribuição evangélica para uma ecologia integral é e será o “estilo” cristão de vida, próprio dos que se deixaram libertar por Cristo para a verdade essencial e a beleza absoluta, que n’Ele todas as coisas alcançam, repassadas de caridade universal.”

 

rm
© SNPC | 01.01.10

Dom Manuel Clemente
Arquivo

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página