Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema independente

Igreja associa-se ao IndieLisboa 2010 e atribui Prémio «SIGNIS»

O palmarés da edição de 2010 do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente – que decorrerá entre 22 de Abril a 2 de Maio, irá incluir o Prémio SIGNIS – Árvore da Vida, a atribuir a um dos filmes portugueses apresentados no evento.

A Comissão Episcopal da Cultura e Comunicações Sociais da Igreja Católica propôs ao IndieLisboa que acolhesse este prémio a partir de 2010, com vista a valorizar nos filmes portugueses contemporâneos o reconhecimento de trabalhos que privilegiem os valores humanos e espirituais.

A distinção pretende igualmente contribuir para a criação, distinção e distribuição do cinema português.

O prémio, no valor de dois mil euros, será entregue ao realizador do filme - de longa ou curta metragem, independentemente do género (ficção, documentário, animação, experimental) - que em cada edição seja escolhido pelo júri SIGNIS expressamente constituído para esse efeito.

FotoSessão de abertura da edição de 2009. Foto: Zero em Comportamento

As distinções da SIGNIS – Associação Católica Mundial para a Comunicação – começaram a ser atribuídas no ano de 1947, estando actualmente presentes em mais de 30 festivais internacionais de cinema, incluindo os três mais importantes - Cannes, Berlim e Veneza.

A SIGNIS também organiza seminários, conferências e competições de pós-produção de filmes latino-americanos. O trabalho deste organismo inclui a produção e distribuição de filmes nas redes de televisões e a conservação do espólio cinematográfico.

 

IndieLisboa

O IndieLisboa é um festival de cinema com a duração de 11 dias, que decorre anualmente em Lisboa.

FotoBallast: Vencedor do Grande Prémio de Longa-metragem "Cidade de Lisboa" de 2009

A programação caracteriza-se pela apresentação de longas e curtas metragens, obras de ficção, filmes de animação, experimentais e documentários. Tem como objectivo principal a promoção e divulgação de obras e autores nacionais e estrangeiros ao público em geral e aos profissionais do sector.

A par da programação de cinema, o festival organiza actividades paralelas, acções, eventos, palestras, conversas, entre outros, de forma a garantir a adesão e o envolvimento dos diversos públicos do Festival com o cinema.

O evento, que em 2010 entra na sua 7.ª edição, distribui-se por vários espaços e equipamentos culturais de Lisboa.

FotoFotograma de "Ruínas", de Manuel Mozos, Prémio «Tobis» para Melhor Longa-metragem Portuguesa na edição de 2009

Os grandes objectivos do IndieLisboa são: incentivar a criação autoral na área do cinema, potenciar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, tentando aproximar o universo do cinema contemporâneo do maior número de pessoas - públicos especializados e não-especializados, adultos e infanto-juvenis.

Os filmes candidatos ao festival deste ano devem ser entregues á organização até 22 de Janeiro.

 

IndieLisboa/SNPC
© SNPC | 03.01.10

Logótipo do IndieLisboa

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página