Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Música e encontro de culturas

Festival Terras Sem Sombra 2010 abre com concerto de Jordi Savall

No Baixo Alentejo vai arrancar a 6.ª edição do Festival Terras Sem Sombra, este ano subordinado ao (sugestivo) tema «Limites Imensos – A contemporaneidade na Música Antiga», que dará azo a sete concertos e uma conferência proferida por Rui Vieira Nery.

A iniciativa decorrerá entre 23 de Janeiro e 8 de Maio, em Santiago do Cacém, Castro Verde, Almodôvar, Alvito, Beja e Grândola.

O concerto de abertura, que se realizará a 23 de Janeiro, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, com entrada livre, promete ser um dos momentos altos do festival. Jordi Savall, em lira de arco, rebab e viela, e Pedro Estevan, seu companheiro percussionista de longa data, irão abordar com o afinco habitual um programa que segue de perto um dos álbuns da editora Alia Vox, ano 2006 - «Orient – Occident: 1200-1700».

Imagem

Este concerto  é uma rara oportunidade de ouvir um diálogo entre as músicas antigas e as músicas do mundo interpretado pelos seus expoentes máximos. Nas palavras do escritor e jornalista libanês Amin Maalouf, "ouvir estas músicas do Oriente e do Ocidente, subtilmente reunidas por Jordi Savall, não é uma experiência comum porque à emoção estética se junta um sentimento ainda mais intenso: o de se comunicar, por encantamento, com uma humanidade reconciliada".

 

In Jornal de Letras, Antena Sul
13.01.10

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página