Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Futebol

Arte Sacra em campo

Quando David Beckham sobe aos relvados é mais do que um grande jogador que marca presença, é toda uma tela de arte sacra.

O fascínio dos jogadores de futebol pelas tatuagens já é bem conhecida, mas David Beckham, internacional inglês actualmente ao serviço do AC Milan tem a particularidade de ostentar tatuagens religiosas.

À imagem de um anjo da guarda, e de uma cruz alada, o jogador adicionou recentemente uma imagem ainda mais explícita. “Man of Sorrows” (Homem das Dores) foi a pintura que serviu de base para esta tatuagem, que mostra Cristo sentado sobre uma cruz deitada no chão, com as costas em sangue e a coroa de espinhos ainda sobre a cabeça.

A imagem original é do artista católico inglês Matthew R. Brooks.

Foto

Mais discreta é a citação de O Cântico dos Canticos que o jogador partilha com a sua mulher Victoria, ex-membro das Spice Girls. Em hebraico pode ler-se “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta o rebanho entre os lírios” (Cant. 6,3).

Foto

Beckham tem ainda várias outras tatuagens, incluindo o nome da sua mulher no alfabeto Hindi, e o dos seus três filhos, o mais novo dos quais nasceu em Espanha quando o jogador estava ao serviço do Real Madrid, e se chama Cruz.

Foto

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 26.01.10

Foto
David Beckham

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página