Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Leitura

Revista Didaskalia lança volume dedicado aos "Métodos em Teologia"

O segundo fascículo de 2009 da revista Didaskalia, editada pela Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica, examina os “Métodos em Teologia”. Além dos nove artigos do dossier, de que apresentamos o resumo, este número inclui notas bibliográficas de oito livros recentemente publicados.

A teologia como caminho - Considerações sobre o método teológico
João Duque
O artigo pretende revisitar a questão dos métodos teológicos. Parte de uma consideração geral, de ordem fenomenológica e hermenêutica, sobre a relação entre método e conhecimento da verdade, para explorar, num segundo passo, os elementos típicos do método teológico, concentrados nos conceitos/dimensões do auditus fidei, actio fidei, intellectus fidei e ontologia fidei. Por último, abordam-se as características do discurso teológico, enquanto discurso analógico, o que levanta a questão da pertinência e dos limites do próprio método, enquanto caminho sem fim, que nos conduz a um «lugar» diferente de si mesmo. No conjunto, exploram-se sobretudo as relações entre tradição, pragmática, crítica e metafísica.

“O uso da Bíblia na Teologia Fundamental: método e interpretação”
Pedro Rubens
A teologia fundamental deve estar sempre de prontidão para “dar razões de nossa esperança” (1 Pedro 3,15) diante de cada situação nova que se apresenta à fé cristã. Segundo sua dupla função, busca reinterpretar a fé em novos contextos históricos e, ao mesmo tempo, fundar seu discurso na revelação contida nas Escrituras. O autor levanta a questão do ponto de partida em teologia, diante do contexto atual de sociedades pós-cristãs, embora marcadas pelo ressurgimento religioso. Em seguida, trata da concepção cristã da experiência religiosa, na perspectiva do “fim” da religião. Finalmente, na busca do “lugar teológico” das Escrituras, percorre dois caminhos: a proposta metodológica da teologia da cultura (Paul Tillich), terceira via no confronto “secularismo” e “biblicismo”; e o método das teologias latino-americanas da libertação, com o problema do uso das mediações socioanalíticas (Clodovis Boff). Ora, inerente aos problemas de método, ressurge a questão fundamental do estatuto interpretativo da teologia e da própria fé cristã.

Alle fonti del metodo esegetico dei padri: Origene
Innocenzo Gargano
O autor apresenta em seis pontos alguns elementos fundamentais do método exegético de Orígenes. A ideia de uma inspiração contínua entre Antigo e Novo Testamento leva-nos necessariamente a aceitar a existência de dois níveis de significação: o literal e o espiritual. O primeiro alcança-se pelo recurso à técnica exegética propriamente dita e o segundo graças ao dom de uma inspiração idêntica à do hagiógrafo bíblico: eodem spiritu. Tendo sido dada “a nós homens e para nossa salvação”, a Escritura contém em si uma utilitas (opheleia) que deve alcançar o homem todo e todos os homens. Estabelece-se assim quer uma compreensão vertical do texto, formulada como abertura ao mysterium salutis, quer uma horizontal, conexa ao progresso da historia salutis. Determinante é além disso o princípio cristológico: quid non est absumptum non est redemptum, que permite ligar a Escritura às duas outras presences do Verbo de Deus na história, identificadas com a própria pessoa de Jesus de Nazareth e com o sacramentum da Igreja. O autor considera o itinerário exegético de Orígenes fundamentalmente orientado para o mistério. A ele somos avizinhados, com uma atenção pedagógica às capacidades de cada um, naquele indispensável compromisso com a sequela Christi.
Texto em italiano

Teologia Ecuménica - questões e tarefas de ordem metodológica e hermenêutica
José Eduardo Borges de Pinho
O texto procura aprofundar a dimensão ecuménica da teologia, que deve estar presente em todo o trabalho teológico, mas que se concentra também de modo particular em determinadas questões temáticas. “Teologia ecuménica” apresenta-se assim como um modo de reflectir teologicamente que, enquadrado embora basicamente numa metodologia sistemática, contém elementos específicos de ordem hermenêutica, metodológica e espiritual.
O artigo começa por uma breve análise – numa perspectiva histórica diacrónica, mas sem esquecer a sua pertinência actual – de formas de relacionamento e de discussão confessionais que precederam o que hoje designamos por “teologia ecuménica”. Num segundo momento, apontam-se algumas das principais características que, em termos de atitude espiritual, de opções metodológicas e de horizonte hermenêutico, identificam uma teologia ecuménica. Daí decorre – terceiro ponto – uma reflexão específica sobre a teologia ecuménica como hermenêutica da unidade na diversidade. Esta tarefa hermenêutica, que não abrange apenas textos, mas todo um conjunto de elementos vivenciais de transmissão e testemunho da fé, caracteriza-se por duas orientações fundamentais: uma hermenêutica da unidade na busca da verdade e uma hermenêutica capaz de compreender e integrar a diferença. Enquanto caso singular de concretização de uma teologia ecuménica e, simultaneamente, como lugar de verificação das suas dificuldades em termos metodológicos e hermenêuticos aborda-se de seguida, num quarto ponto, a tarefa da recepção dos resultados do diálogo teológico. Neste contexto salientam-se, por um lado, a importância da recepção, suas condições e exigências, e apontam-se, por outro lado, algumas tarefas prioritárias de reflexão teológica em ordem ao futuro. Daqui decorre – a concluir – a análise da questão nuclear do objectivo da unidade a realizar. Emerge aqui a urgência de se clarificar no diálogo ecuménico as exigências indeclináveis da unidade a realizar, o que não pode acontecer sem uma consideração mais profunda e mais aberta da questão da presença da Igreja de Cristo na história.

L’uso delle figure comunitarie del cristianesimo primitivo in teologia pastorale
Lucca Bressan
O artigo propõe-se indagar as razões do sucesso que, ao longo do século passado, no âmbito da teologia pastoral, o recurso ao relato da vida das primeiras comunidades cristãs conheceu como instrumento para construir a figura da Igreja do presente e do futuro. A análise de dois casos paradigmáticos serve como horizonte de leitura da questão que aqui é fundamental: como se constrói a operação hermenêutica que permite ao cristianismo habitar uma cultura, anunciando a sua mensagem. O artigo termina apontando a finalidade de toda esta reflexão metodológica: fornecer instrumentos ao cristianismo para habitar a cultura urbana e as suas transformações. É indicado um exemplo: os esforços da Diocese de Milão, durante o episcopado do Cardeal Carlo Maria Martini.
Texto em italiano

Méthodes biographiques et théologie pratique
Étienne Grieu
Tem aumentado, desde o século XIX, o interesse pelas histórias de vida das pessoas comuns (em campos como a literatura, a história, a sociologia, as artes, etc.). Será que isto tem interesse para a teologia? O autor, depois de introduzir brevemente os métodos que empregam histórias de vida em sociologia e de fazer referência a Paul Ricoeur, propõe três possíveis modos de as usar em teologia. Com efeito, esse uso pode ajudar-nos: primeiro, a compreender as pessoas que encontramos a um nível pastoral; segundo, a reexaminar uma questão teológica clássica, tendo em conta a experiência dos cristãos; terceiro, a contribuir para a formação de participantes activos na Igreja. O autor insiste particularmente no segundo aspecto, referindo-se à sua tese de doutoramento. Propõe um modo de proceder que consiste num vaivém entre comentários da Bíblia e comentários de histórias de vida, à volta duma questão teológica.
Texto em francês

Contributos da hermenêutica feminista para a(s) teologia(s)
Teresa Martinho Toldy
Um dos desafios colocados pelas teologias femininistas, na senda das teologias política e da libertação, consiste no reconhecimento de que não existe conhecimento sem perspectivação do mesmo a partir do local de onde é enunciado. Como tal, a experiência humana, no caso das teologias feministas, a experiência mulheres crentes, constitui o lugar a partir do qual enunciam os seus discursos acerca de Deus. Procurar-se-á equacionar as várias formas de relacionar essas experiências com discursos teológicos plurais, bem como o impacto dos mesmos para a identidade da própria Igreja.

A ideia de sacramento na Teologia contemporânea
José Manuel Cordeiro
A compreensão actual da teologia sacramental aproxima-se da mens patrística, porque alarga o âmbito de significação do termo e da noção de sacramento em relação ao septenário dos sacramentos. Na verdade, a teologia sacramental reencontrou a sua dimensão histórico-salvifica e contribuiu para a superação de uma perspectiva “individualista” do sacramento como “meio da graça”, em favor da concepção eclesial da celebração litúrgica. A sacramentalidade não é só um sector da teologia, mas sobretudo uma dimensão que atraversa o conjunto da teologia.
Na abordagem desta temática, o artigo analisa quatro autores contemporâreos: Odo Casel, Karl Rahner, Edward Schillebeeckx e Louis-Marie Chauvet, considerados como os mais expressivos para examinar a questão teológico-litúrgico-sacramental.

A crença religiosa na estruturação da acção: a análise de Max Weber e a doutrina social da Igreja católica
Domingos Lourenço Vieira
Qual o papel da doutrina social da Igreja na constituição de um sistema de acção social? As crenças religiosas, como sugere a análise de Max Weber na Ética protestante e espírito do capitalismo, estruturam um modo de vida? Este artigo procura mostrar como Max Weber pensou e apresentou os factores que favorecem uma prática racional cujo paradigma é o “ascetismo intramundano do protestantismo” articulando este pensamento com o modo como a doutrina social da Igreja induz uma conduta de vida em sociedade.

 

© SNPC | 28.01.10

Capa

Didaskalia
Revista de Faculdade
de Teologia-Lisboa

Ano
2009

Páginas
206

ISSN
0253-1674

Contactos
21 721 41 35
didaskalia@ft.lisboa.ucp.pt














Citação















Citação












Citação














Citação















Citação

 

Ligações e contactos
Revista Didaskalia: telef. 21 721 41 35; didaskalia@ft.lisboa.ucp.pt

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página