A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Arte

A maior superfície de pinturas murais na Europa tem 500 anos

A catedral de Santa Cecília, em Albi, França, começou a ser construída no século XIII. O seu estilo resulta da mistura de influências da região de Albi, da França setentrional e da Catalunha, Espanha.

O templo foi edificado para marcar a supremacia da ortodoxia cristã sobre a heresia cátara. O estilo caracteriza-se por um acentuado contraste entre o exterior, austero e defensivo, e a sumptuosa decoração interior.

Quinhentos anos depois, permanece o espanto perante os frescos: são dois mil metros quadrados desenhados e coloridos entre 1509 e 1513 por artistas italianos provenientes de Bolonha. O templo tem a maior superfície de pinturas murais da Europa. As imagens são uma verdadeira enciclopédia bíblica, ilustrando igualmente a moda feminina do séc. XVI.

Pintura

Únicas na Europa, estas pinturas são um elemento essencial para a classificação da Cidade Episcopal de Albi como Património Mundial da UNESCO.

 

This text will be replaced
 

 

Texto e vídeo: France 3
Trad./edição: rm
27.01.10

Catedral de Albi

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página