Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Património

Orgãos históricos: Continuam a fazer-se restauros de pouca qualidade

O organista João Vaz, que ontem celebrou 25 anos de carreira com um concerto na Sé de Lisboa, alertou para os restauros de órgãos históricos de pouca qualidade.

Consultor do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para os órgãos do Convento de Mafra, João Vaz afirmou à Lusa que o maior conhecimento que há do património organístico nacional "atrai profissionais de qualidade menos elevada".

O organista, professor na Universidade de Évora, afirmou que "há restauros que quase destruíram a identidade do instrumento".

Vaz salientou que estas situações coexistem com "excelentes restauros e grupos que criam imediatamente à volta do órgão várias actividades, nomeadamente concertos".

"O património português é mais conhecido e há uma maior consciência, o que traz vantagens e desvantagens, há vários grupos de pessoas que se mobilizam para restaurar, e há bons restauros por pessoas capacitadas".

FotoÓrgão da Basílica da Estrela, Lisboa (1791)

Um dos maus exemplos citados pelo organista é o restauro do órgão da Igreja S. Roque em Lisboa, que fora construído por Machado Cerveira. A operação, realizada na década de 1960, "desventrou e destruiu-o por completo, deixando apenas a caixa". Este órgão foi alvo de uma "ligeira reparação" o ano passado. O organista afirmou à Lusa que "estas situações ainda hoje acontecem”.

Na mesma década, foi feita "uma excelente recuperação do órgão da Sé de Évora por uma empresa holandesa, acompanhada por Macário Santiago Kastner", afirmou.

FotoÓrgão da Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, Guimarães (1724)

“Há na realidade um maior interesse e participação do órgão no panorama cultural português”, salientou.
João Vaz, 47 anos, deu nesta Quarta-feira um recital celebrativo dos 25 anos de carreira na Sé de Lisboa pelas 21h30 cujo programa abrange compositores do Barroco ao Romantismo francês, passando por J. Sebastian Bach e os maneiristas portugueses.

 

Lusa
27.01.10


João Vaz

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página