Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Espiritualidade

Passo a rezar: Que este Deus que é próximo se faça realmente próximo

“Que este Deus que é próximo se faça realmente próximo”: este o principal objectivo do site passo-a-rezar.net, que foi apresentado esta 4.ª feira em conferência de imprensa, em Lisboa.

“Os números são absolutamente impressionantes: entre ontem à noite e hoje de manhã tivemos cerca de 30 mil páginas vistas”, referiu o jesuíta Francisco Martins ao pronunciar-se sobre o número de acessos nas primeiras doze horas.

O impacto do projecto, comprovado por notícias em diversos meios de comunicação social e pela presença, durante o encontro, de duas estações de televisão nacionais, superou as expectativas.

Esta “potencialidade mediática” é explicada pelo aparecimento de uma “forma nova” de rezar. “A ideia – explicou o religioso – tenta conciliar a oração pessoal com as novas tecnologias”, respondendo a uma “vida urbana contemporânea” marcada pela “mobilidade”. “Deus não está só nas igrejas”, assinalou Francisco Martins. “O lugar sagrado é o espaço que habitamos”.

Foto

 

Um projecto para pessoas “que julgam que não têm fé”

 

“Sentimos cada vez mais a fome de rezar. Há muita gente à busca de soluções onde não as encontra. Os ficheiros em áudio, o computador e a internet podem ajudar as pessoas que julgam que não têm fé a aproximarem-se, aos poucos, de Deus”, considerou o P. Dário Pedroso, responsável do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração.

“Estou convencido de que há muita gente que não vai à missa, que não reza o terço e que só vai a Fátima como turista e que se pode sentir interpelada a ouvir” as músicas e os textos, afirmou o sacerdote jesuíta.

O número de páginas consultadas revela que há um potencial de crescimento em sectores da população que não estão explicitamente ligados à Igreja, como por exemplo jovens que não frequentaram a catequese nem receberam o sacramento do Crisma.

 

Uma oração, muitas opções de escuta

O site tem um desenho minimalista, favorecendo o acesso rápido e intuitivo aos conteúdos. Os visitantes encontram de imediato dez orações (cinco por semana), o que evita as consultas diárias à página.

Os conteúdos podem ser transferidos para um leitor digital de áudio, telemóvel, iPod ou outros equipamentos que possibilitem a audição de sons em formato mp3. As orações ficam guardadas nestes aparelhos ou no computador que as descarrega, possibilitando a sua escuta a qualquer hora. Nada impede que os utilizadores meditem nas palavras e músicas mais do que uma vez ao dia ou fora das datas para as quais foram concebidas.

Os ficheiros, de 10 a 12 minutos, começam por uma música, religiosa ou étnica. Após a leitura bíblica, habitualmente extraída do Evangelho, seguem-se as pistas de oração - “perguntas para a pessoa lançar e rever o dia com Deus”.  

Além dos apoios de organismos da Igreja – Ecclesia, Rádio Renascença e Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura – o projecto é sustentado pela colaboração voluntária dos locutores. Entre eles há dois profissionais de rádio e televisão. A escolha das vozes amadoras, por seu lado, resultou de um processo prévio de selecção.

Até à Páscoa, as meditações serão traduzidas do site inglês que inspirou o projecto (pray as you go). A partir dessa altura os textos serão assinados por religiosos da Companhia de Jesus em Portugal, bem como pelo P. José Tolentino Mendonça.

 

Oração para 19 de Fevereiro

This text will be replaced
 

 

rm
In Agência Ecclesia
Vídeo: SIC
18.02.10

Cartaz

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página