Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Futebol

Cânticos pascais em dérbi moscovita

Quem está habituado a ouvir relatos de violência associados aos jogos entre grandes rivais terá estranhado o ambiente vivido no jogo entre o Lokomotiv e o Dínamo de Moscovo, no Domingo passado.

Moscovo, capital do maior país ortodoxo do mundo, assinalou a festa maior do cristianismo, mas poucos esperavam que os festejos chegassem aos estádios.

A surpresa foi generalizada quando, no início da segunda parte do jogo entre o Dínamo de Moscovo e o Lokomotiv, os adeptos do Dínamo começaram a cantar a tradicional saudação pascal Ortodoxa: Cristo Ressuscitou.

Tradicionalmente esta saudação é respondida com a expressão “Verdadeiramente, Ele ressuscitou”, e foi precisamente isso que os adeptos do Lokomotiv optaram por cantar.

A troca de cânticos durou vários minutos. O correspondente da agência Interfax que cobriu o jogo afirmou que foi a primeira vez em mais de 50 anos que assistiu a tal fenómeno.

 

Filipe d'Avillez
In Rádio Renascença
06.04.10

Foto
Adeptos do Lokomotiv no jogo
com o Dínamo de Moscovo
4.4.2010

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página