Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Vaticano

Aberta causa de canonização de primeiro padre negro nos Estados Unidos

Augustine Tolton nasceu escravo e morreu homem livre e sacerdote. A diocese de Chicago quer que Roma o considere para canonização.

Pouco depois de ter oferecido aos Estados Unidos o seu primeiro presidente negro, a cidade de Chicago apadrinhou a causa de canonização de Augustine Tolton, o primeiro padre de ascendência africana dos Estados Unidos.

Tolton nasceu numa família de escravos. Os seus pais foram casados na Igreja Católica e, depois da Guerra Civil e da morte do seu pai, Augustine começou a sentir a vocação para o sacerdócio.

Os padres locais apoiaram-no mas houve muitos obstáculos no caminho até à ordenação. Nenhum seminário no país o aceitou e Augustine acabou por ter que viajar para Roma para concretizar o seu chamamento.

Foi ordenado na cidade eterna e enviado de volta para os EUA para fazer trabalho missionário junto dos afro-americanos.

Padre Augustine Tolton

Uma mistura de racismo instituído e de anti-catolicismo dificultaram a sua missão, mas acabou por encontrar uma paróquia de negros em Chicago onde foi bem aceite e trabalhou incansavelmente até que morreu, aos 43 anos, de insolação, quando regressava de um retiro de padres.

Tendo morrido em 1897 não há testemunhas vivas do seu ministério, mas a diocese acredita ter reunido matéria suficiente para que Roma considere o processo do primeiro padre negro americano.

 

Filipe d'Avillez/RR
16.03.10

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página