Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Exposição

«A Noite sem Escuridão»

No âmbito de uma temporada dedicada à arte sacra, que irá englobar também um programa com atividades diversas - concertos de música, publicações, conferência, entre outras - a Divisão de Cultura e História Local da Câmara Municipal de Loulé está a organizar uma exposição subordinada a esta temática, com o património religioso existente nas várias paróquias do Concelho. «A Noite sem Escuridão - Arte Sacra do Concelho de Loulé» vai estar patente ao público na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, de 4 de abril a 13 de junho.

Esta exposição é comissariada por José António Falcão, Diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, grande conhecedor desta área, e com vasta experiência na organização de exposições de arte sacra no país e no estrangeiro.

Realizou-se a seleção de um conjunto de meia centena de peças de grande interesse artístico que foram intervencionadas nas áreas de conservação e restauro, o que permitiu contribuir para a preservação e valorização do património religioso concelhio. Estes objetos inserem-se em vários períodos artísticos e tentam englobar todas as categorias da arte religiosa.

Irá integrar esta exposição um importante elemento artístico-religioso para a história da Ermida de Nossa Senhora da Conceição. É um retábulo de grandes dimensões recentemente encontrado, cuja existência se desconhecia por completo, que terá sido o retábulo provisório da capela-mor da referida Ermida, que apresenta a alegoria da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Durante o período da exposição, vai abrir ao público a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, datada de meados do século XVII, templo de grande interesse artístico pelos seus painéis de azulejos de temática religiosa, pintura do teto e qualidade do retábulo, que foi recentemente restaurada. Recorde-se que durante as obras de restauro deste espaço religioso foi colocada a descoberto uma das portas da muralha, cuja localização era incerta e que se apresenta agora musealizada.

De entre os eventos que vão enriquecer esta exposição destaca-se a edição de um catálogo, as visitas guiadas de alunos das escolas, uma conferência e concertos de música sacra.

 

Programa musical

A «Missa nº. 4 em Dó Maior» de Johann Ernst Eberlin vai ser interpretada pela Orquestra Sinfónica Juvenil, no dia 19 de abril, às 11h30, na Igreja Matriz de Loulé.

No dia 16 maio, a partir das 11h00, a Ermida da Nossa Senhora da Conceição vai ser palco de mais um concerto de música barroca, desta vez pelo grupo Vox Angelis.

A Orquestra do Algarve apresenta a «Missa Solemnis em Dó maior, K 337», de Mozart, na Igreja Matriz de Loulé, dia 24 de maio, às 11h30.

No encerramento deste ciclo de música sacra está previsto um concerto de guitarra, por Josué Nunes, e de cravo, por Luís Conceição, no dia 6 de junho, às 11h00, na Ermida da Nossa Senhora da Conceição.

 

In press.algarvecentral
05.12.10

Foto
Igreja matriz de Loulé

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página